Você está aqui: Página Inicial > DNIT publica Política e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho

Notícias

DNIT publica Política e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho

Portaria estabelece princípios e diretrizes

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido um dos temas da atualidade. A proposta QVT, hoje, é promover o bem-estar geral, saúde e o desempenho dos colaboradores em suas atividades no ambiente de trabalho.

Com essa proposta, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes publicou a Política Nacional de Qualidade de Vida no Trabalho (PNQVT) - Portaria nº 4731, de julho de 2019, com o objetivo de proporcionar uma organização mais humanizada, que respeita, reconhece e valoriza seus colaboradores, proporcionando as condições para que estes se sintam motivados no ambiente de trabalho e possam conciliar vida profissional com uma vida pessoal satisfatória. O documento também apresenta o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

Para o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, a política permite um ambiente saudável e torna e equipe mais produtiva, desenvolvendo um profissional focado e comprometido no trabalho.

A PNQVT foi pensada levando em consideração os resultados do Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho, realizado em 2018. O questionário, aplicado na época, permitiu o mapeamento dos principais fatores que impactam as vivências de bem-estar nas atividades dos funcionários.

Para Marcio Medeiros, Diretor de Administração e Finanças, a política de QVT do DNIT é um caminho que envolve um conjunto de ações de valorização do profissionalismo, meritocracia e melhoria das condições de trabalho. "O nosso propósito é desenvolver projetos de gestão de pessoas que valorizem os quadros técnicos que entregam resultado para sociedade na veia, gerando orgulho de pertencer ao DNIT", afirmou Marcio.

Entre os princípios propostos, pode se destacar a promoção do bem-estar no trabalho; conduta ética embasada em critérios isonômicos e morais, humanização do ambiente funcional, desenvolvimento, reconhecimento e valorização do corpo funcional do DNIT, entre outros. Assim, a política e o programa terão como prioridade ações que mitiguem as fontes de mal-estar e reforcem as fontes de bem-estar na Autarquia, na busca da melhoria contínua da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O documento traz também as ações e os projetos, com metas e as unidades responsáveis pela implantação. São cinco áreas temáticas: condições de trabalho, organização do trabalho, relação socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional e elo trabalho/vida social. Caberá às unidades descentralizadas, por meio de “elos de QVT” a gestão local das ações e projetos da política.

Para conhecer as atividades a serem realizadas e o texto da política na íntegra, clique aqui.

PNQVT – A formulação do Plano foi baseada no Regimento Interno do DNIT (Resolução nº 26, de 05 de maio de 2016) e está alinhada ao Mapa Estratégico da instituição e ao do Ministério da Infraestrutura. Além disso, o PNQVT considera ainda a Portaria nº 531, de junho de 2012, que institui a Qualidade de Vida da Autarquia.

Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas - DNIT